quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Listas de livros



Ler sempre foi uma parte muito importante da minha vida. Na casa dos meus pais tem uma mini biblioteca com uns 300 títulos, e mesmo no meu apartamento de estudante, tenha um pequeno espaço dedicado a essa arte que sempre está em mudança. Afinal, ter um livro por parto trás uma energia diferente para o ambiente.
Porém, há livros diferentes que te marcam para o bem e para o mal.

LIVROS QUE LI E RECOMENDO
  1. Paixão Índia  (ótimo para conhecer essa cultura oriental nos olhos de uma moça ocidental)
  2. Crônicas do Mundo Emerso (uma fantasia de guerra com uma garota meio perdida como personagem principal. Só pelo fato de ter sido escrito por uma astrofísica já me deixou fascinada.)
  3. Brumas de Avalon (o primeiro contato que tive com o mundo pagão. Incrível.)
  4. Memórias Póstumas de Brás Cubas (porque Machado, sendo Machado, não pode ficar de fora. Esse livro é bem mais leve e engraçado daqueles escritos pelo autor, e ainda fizeram um filme, que torna a leitura bem mais fácil de se entender e se ambientar)
  5. Orgulho e Preconceito (Jane Austen sendo Jane Austen. Apesar da linguagem difícil, ele faz com que você aos poucos de veem falando elegantemente também. Mostra uma personagem de personalidade atual escrita no século 18)
  6. Cem anos de Solidão (um livro para quem gosta e ler pelo simples fato de estar lendo. Não é uma história cheia de acontecimentos mirabolantes, mas vale para passar um tempo sem sobressaltos.
  7. O poder do Hábito (um estudo científico de linguagem fácil que te ensina a importância dos hábitos e como usá-los a seu favor)
  8. O poderoso chefão (de tanto eu ouvir o Michael Kyle falar desse clássico, me adimirei como também me apaixonei também. Claro que é escrito numa época em que mulheres só eram consideradas para ser boas esposas e mães, mas se deixar isso de lado, é um romance cheio de inteligência e jogo de poder)
  9. O reverso da moeda (o primeiro que li sobre romance empresarial)

LIVROS QUE NUNCA QUERO LER, OU JÁ LI E NÃO CONSEGUI CONTINUAR

  1. Crepúsculo (por motivos óbvios)
  2. 50 tons de cinza (a parte de putaria é boa, mas depois de um tempo a história se resume a isso, e a personagem feminina principal é muito tonta e insegura, cansando-me. Uma história que não se sustenta)
  3. A cidade e as serras (maldito aquele que colocou isso para se ler para o vestibular!)
  4. Coração de Tinta (a história é boa, mas a tradução é péssima. Muitas palavras repetidas em curto espaço de tempo. Talvez a versão em alemão seja melhor)
  5. Qualquer livro com história muito teen e linguagem pobre. Ler não se trata só de contar os fatos, tem que ter o charme das palavras bem colocadas e elaboradas, das metáforas e entrelinhas. 
  6. O ícone (o livro é bom, eu que não me interesso muito por assuntos conspiratórios e religiosos)



LIVRO QUE FALO QUE LI MAS NÃO LI

Não me leve a mal, mas falar que leu algum livro te deixa muito inteligente, e as vezes faço o uso de uma boa sinopse para engrenar e enganar em um assunto. Outras vezes eu digo que o li inteirinho, mas parei no meio do caminho, por ele ser meio previsível. Porém, o lado bom, é que eu procuro sobre livros e pesquiso, por isso consigo ludibriar o interlocutor. Não que eu me orgulhe disso... tá, só um pouquinho.

  1. Bíblia (eu até tentei, uma vez, mas parei quando ela ficava páginas falando da descendência e a árvore genealógica de algum fulano)
  2. Harry Potter (para ser considerada fã, eu digo que li todos. Mas o fato é que me contentei com os filmes, e nem cheguei ao final do único livro que li, o terceiro. Aliás, para tornar a mentira mais verídica, li a ultima página do mesmo, assim tinha argumentação.)
  3. Kama Sutra (essa é a mentira que menos me orgulho)
  4. Shakespeare (nunca nem abri uma página dele, mas conto com as influências na internet, para as minhas argumentações)

Agora, assim, de cara, não lembro de mais muitos, mas com certeza, no meio de uma discussão acalorada, se você citar um livro, eu vou falar que li e até dar exemplos e opiniões a respeito do mesmo. Por que discutir sobre livros vale mais do que discutir sobre qualquer outra coisa, mesmo que eu não os tenha lido de fato. 

LIVROS QUE EU QUERO LER

Que fique bem claro que eu com certeza esqueci de mais da metade dos meus desejos, mas para se ter uma breve ideia:

  1. Outlander (em inglês, via a série e pirei quando descobri que tinha o livro)
  2. Game Of Thrones (em inglês, por que sei que em Português eu vou ficar entediada rapidinho, por já ser bem fã da série)
  3. Mundo de Sofia (está aqui na minha cabeceira, mas o começo chato me faz procrastinar)
  4. Contos dos Irmãos Grimm (em alemão)
  5. Constituição Federal (não é um livro, mas fiquei bem curiosa)
  6. O príncipe (por motivos de manipulação)
  7. Mil e uma noites
  8. Clássicos de uma maneira geral, principalmente aqueles estrangeiros, que trazem as histórias de criança que tanto ouvi, (de preferencia na língua natal dos mesmos)
  9. Qualquer um de filosofia que me prenda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha: "Diga não ao anonimato! Assine o seu comentário!"